Os bebês nascem prontos para se comunicar e interagir com os adultos, portanto não pense que as expressões e ruídos que seu bebê faz nas primeiras semanas de vida são apenas reações bobas. Os bebês têm uma capacidade incrível de se comunicar por meio de gestos, ruídos e expressões. Minutos após nascerem, os bebês reconhecem o cheiro da mãe, horas depois reconhecem o rosto da mãe e em poucos dias conseguem imitar expressões faciais. Se você passar bastante tempo observando, ouvindo e acariciando seu bebê, aprenderá rapidamente a entender a forma simples como ele se comunica com você. Imite os sons que seu bebê faz, suas expressões, converse com ele e a confiança e amizade entre vocês irá crescer e se desenvolver, aprofundando cada vez mais a relação mãe-bebê.
É muito importante a mamãe aprender a reconhecer o que o bebê quer dizer, assim ela poderá saber com facilidade quando ele está cansado, quando está feliz, quando está irritado, quando está com fome.
É comprovado cientificamente, chamado até de "Musicalidade Inata da Comunicação Infantil" as conversas entre mãe-bebê, a mãe faz sons suaves e depois espera a vez de seu bebê, que também faz sons e assim por diante, formando um dueto lindo entre uma mamãe e seu bebê.
O bebê pode falar com um simples movimento de mãos, com ruídos ou com expressões, preste atenção no que o seu bebê quer lhe falar.
Mostre a língua pro seu bebê, faça várias expressões ou simplesmente fale, troque olhares e sorrisos com ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário