terça-feira, 11 de outubro de 2011

O milagre da vida.


Sonhar a cada vinte e um dias com seu sorriso e desejar que a primavera brote no ventre. Tentar para que o amor não se acabe no momento e permaneça dentro de si, para sempre. São tentantes estas guerreiras que amamentam sonhos de ninar. São tentantes estas sonhadoras que, muitas vezes, com lágrimas guerreiam. E a cada ciclo renovam as suas forças e com a espada da vida desafiam diagnósticos, pesadelos e tragédias. E a cada estação que seu corpo aponta elas enfrentam os medos, as inseguranças e lutam. São tentantes e sem saber já são mães, pois carregam no coração o embrião de um sonho, o sonho de um milagre.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Parto Natural, diga sim!


Desde o começo da gravidez pensamos no parto, bate o medo, a insegurança, a dúvida e a ansiedade. Mas, afinal, por que o Parto Natural é tão melhor que o Parto Cesárea?
Os prós e os contras existem em ambos os partos, fica a critério da futura mamãe decidir o que deseja, porém o Parto Natural está cada vez mais valorizado porque é melhor pra mãe e pro seu bebê.
A mãe se recupera mais rápido após o Parto Natural, recebe alta em 48 horas e a amamentação também é beneficiada pela ausência de dor da mãe no pós-parto. O risco de dificuldades respiratórias no bebê também diminui bastante (como asma e bronquite).
Muitas mulheres, cerca de 90% (na rede privada de hospitais) opta pela Cesárea antes mesmo de entrar em Trabalho de Parto, por medo da dor ou por vontade de controlar a data do nascimento da criança, o que é errado, pois a Cesárea deveria ser um método de nascimento somente em último caso.
Pois bem, o Parto Natural, como o nome já diz, é natural, é algo que toda mulher está preparada pra fazer (as nossas vovós que o digam), é totalmente corporal e instintivo.
Minha dica é, espere o momento do seu bebê, ele sabe melhor que qualquer médico, qual é a hora em que ele deve nascer, sinta a natureza usando seu corpo. Espere entrar em Trabalho de Parto, dê o seu melhor!

Mamães, como vocês gostariam que seus bebês nascessem? http://www.youtube.com/watch?v=SBTKLIfiMDA

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A comunicação entre a mamãe e seu bebê.


Os bebês nascem prontos para se comunicar e interagir com os adultos, portanto não pense que as expressões e ruídos que seu bebê faz nas primeiras semanas de vida são apenas reações bobas. Os bebês têm uma capacidade incrível de se comunicar por meio de gestos, ruídos e expressões. Minutos após nascerem, os bebês reconhecem o cheiro da mãe, horas depois reconhecem o rosto da mãe e em poucos dias conseguem imitar expressões faciais. Se você passar bastante tempo observando, ouvindo e acariciando seu bebê, aprenderá rapidamente a entender a forma simples como ele se comunica com você. Imite os sons que seu bebê faz, suas expressões, converse com ele e a confiança e amizade entre vocês irá crescer e se desenvolver, aprofundando cada vez mais a relação mãe-bebê.
É muito importante a mamãe aprender a reconhecer o que o bebê quer dizer, assim ela poderá saber com facilidade quando ele está cansado, quando está feliz, quando está irritado, quando está com fome. 
É comprovado cientificamente, chamado até de "Musicalidade Inata da Comunicação Infantil" as conversas entre mãe-bebê, a mãe faz sons suaves e depois espera a vez de seu bebê, que também faz sons e assim por diante, formando um dueto lindo entre uma mamãe e seu bebê.
O bebê pode falar com um simples movimento de mãos, com ruídos ou com expressões, preste atenção no que o seu bebê quer lhe falar.
Mostre a língua pro seu bebê, faça várias expressões ou simplesmente fale, troque olhares e sorrisos com ele.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Parto. É o fim das dúvidas!


1. Como posso perceber que a hora do parto está chegando? Quando devo ir pra maternidade?
Quando notar que a bolsa se rompeu ou quando as contrações se tornarem regulares (ocorrendo por 2 horas e em intervalos regulares que vão diminuindo).

2. É possível perceber as contrações? Como identificá-las?
É perfeitamente possível notar que as contrações começaram. O primeiro sinal é o endurecimento da barriga juntamente como uma dor forte na região dos costas que irradia para o abdome.

3. Em que momento deve-se optar pela cesárea?
Somente quando existem riscos para a mãe ou para o bebê. Certas doenças como diabetes ou pressão alta podem exigir uma cesariana, também a outros casos, como descolamento de placenta ou quando o bebê da sinais de sofrimento durante o trabalho de parto.

4. Devo fazer a raspagem dos pelos pubianos em todos os tipos de parto?
Apenas a cesárea requer a raspagem, para facilitar a incisão. Mas, por questão estética e de facilidade de higienização, é recomendável uma depilação parcial em todos os tipos de parto.

5. A dor realmente é tão insuportável como vemos em filmes e novelas?
A dor é muito relativa, variando de uma mulher pra outra. Algumas sentem dores extremamente fortes, enquanto outras pouco se queixam. E, lembre-se, o medo é um grande vilão, pois deixa a mulher tensa e como consequência, gera mais dor.

6. Além da cesárea, pode-se usar anestesia em todos os tipos de parto?
Atualmente, utiliza-se anestesia em quase todos os tipos de parto, mas não se deve desejar ser anestesiada por medo da dor do parto normal, por exemplo.

7. O que é indução?
Indução de trabalho de parto é o uso de medicamentos para desencadear contrações uterinas, e assim, facilitar o parto.

8. Quantos centímetros de dilatação são necessários para ocorrer parto normal?
A dilatação estará completa quando o colo do útero estiver com 10cm, o que corresponde de 4 a 5 dedos de dilatação.

9. O que posso fazer na hora do parto para ajudar na dilatação?
Permaneça tranquila e relaxada, procure fazer alguns exercícios, como caminhar.

10. Como posso me preparar para lidar melhor com a dor do parto?
Confie no seu corpo e relaxe. A prática de Ioga é muito indicada pelos obstetras, ajuda o físico e o emocional. Assim como doulas, foi comprovado que quando uma gestante  é acompanhada por uma uma doula, há redução de 60% nos pedidos de analgesia. Procure ter uma gravidez tranquila, fazer caminhadas, receber massagens.

11. Quanto tempo pode durar um trabalho de parto?
Os especialistas consideram que a gestante entrou em trabalho de parto quando o útero apresenta mais de 3cm de dilatação. A partir dessa fase, o parto pode demorar de 6 a 18 horas.

12. Por que, em alguns partos, os médicos recorrem ao fórceps?
Por exemplo, quando já ocorreu a dilatação completa e o feto está na bacia (é possível ver o cabelo do bebê ao se olhar pela vagina da mãe), a mãe está fazendo força para expulsar e o bebê não nasce, nessa caso, fazer uma cesárea é pior pra mãe e pro bebê, então utiliza o fórceps. E, ao contrário do que se acreditava antigamente, não traz nenhum problema para o bebê.

Tentei esclarecer as dúvidas mais frequentes, espero ter ajudado. E, não se esqueçam, tentem ao máximo o Parto Natural, é melhor pras mamães e pros bebês.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Apresentação.


O blog Mulheres Mamíferas sempre foi um plano meu, o desejo de compartilhar o conhecimento materno que venho conquistando a anos, dia após dia, sempre esteve palpitando dentro de mim.
Tentarei falar um pouco sobre cada coisa.. gravidez, parto, amamentação e etc.
Espero que sirva de ajuda pras mamães, pras tentantes e pras interessadas no assunto.