domingo, 10 de junho de 2012

Elas optaram por não ter filhos!


É sempre bom ver o outro lado da situação, não é mesmo? O blog é totalmente voltado pras mulheres mamíferas, porém existem também as mulheres que optaram por não ser mães. Parece tão difícil entendê-las, já que nós somos tão maternais, tão loucas pelos nossos pimpolhos, né? Então, me interessei pelo assunto e resolvi mostrar esse outro lado, porque é sempre bom conhecer e respeitar as outras opiniões, as outras escolhas! Percebi que a maioria delas sofre por preconceito, já que a sociedade está tão acostumada com as "mãezonas", porém nós somos mulheres e temos o direito de escolher o melhor pra nós, certo? Elas optaram por não ter filhos, vamos entender melhor desse assunto. Entrevistei três Childfree (Livre de Filhos): Edna, Renata e Flavia.

Entrevista com a Childfree Edna:
Qual o seu nome e a sua idade?
"Edna", 20 anos.
Por que optou por não ter filhos?
Moro com minha mãe e meus irmãos, sendo uma irmã divorciada com filha. Minha sobrinha é maravilhosa, mas eu não tenho muita paciência com NINGUÉM e criança requer ainda mais paciência. Eu me canso fácil com minha sobrinha (que é super independente, mesmo que com 1 ano e meio), imagine eu com filhos? Sem contar que meu noivo também convive com minha princesinha e ele também não é muito paciente. E ainda, eu quero fazer mestrado, doutorado, e dedicar à pesquisa, meu noivo quer fazer mais 2 faculs, queremos viajar muito, logo, não há tempo/espaço para filhos.
Como as pessoas ao seu redor reagem com a sua decisão?
Todos me acham um ET, acham que eu tenho que ter filhos, que filho é importante na vida do casal, etc etc etc.
Seu companheiro apoia a sua decisão?
Demais, ele é o que mais defende a causa, rs.
A vontade de ser mãe já apareceu em algum momento ou a opção Childfree sempre foi constante?
Apareceu enquanto eu não convivia com a minha sobrinha. Depois disso, não mais.
Por que você acha que na sua vida não há espaço pra um filho?
Estudos, viagens ao exterior, dinheiro, paciência que não tenho, mundo violento...
Childfree apenas pelo lado biológico ou se estende pra adoção também?
Todos os lados. Não quero nem emprestado.
O que você acha sobre as pessoas em que sonham ser pais?
Maravilhoso, se eles tem estrutura pra ter filhos, se tem dinheiro e paciência, pulso firme pra educar legal, que sejam felizes.
Qual a ideia principal que te levou a tomar a decisão de não ter filhos?
Convivência com sobrinha.
Algo te faria mudar de ideia (realização profissional, riqueza e etc)?
Acho que não. Mesmo com vida realizada, ia querer mais, buscar novos horizontes...
Você acha que existe um certo preconceito com as pessoas que são Childfree? Por que?
ÓBVIOOOO. Em toda parte, a todo momento, entre amigas, família...O pessoal pensa que ter instinto materno é universal, que ter filho é só parir, que é fácil educar...Mas eu não me incomodo em ser grossa e fincar meu ponto de vista para mim mesma.

Entrevista com a Childfree Renata:
Qual o seu nome e a sua idade? Renata, 21 anos
Por que optou por não ter filhos? Não tenho sentimentos maternos, apenas.
Como as pessoas ao seu redor reagem com a sua decisão? Alguns apoiam, outros não gostam mas não me enchem o saco.
Seu companheiro apoia a sua decisão? Não
A vontade de ser mãe já apareceu em algum momento ou a opção Childfree sempre foi constante? Sim, quando mais nova eu não queria, quando fiz 20 anos comecei a ter vontade, mas logo passou. Por que você acha que na sua vida não há espaço pra um filho? Não acho que não haja espaço, apenas não tenho laços maternos.
Childfree apenas pelo lado biológico ou se estende pra adoção também? Não direi que só biológico porque futuramente possa ser que eu também nem queria adotar, mas CASO fosse ter um filho adotaria sem problemas.
O que você acha sobre as pessoas em que sonham ser pais? Espero que tenham condições financeiras e mentais para criarem seus filhos bem.
Qual a ideia principal que te levou a tomar a decisão de não ter filhos? Simplesmente não acho a coisa mais importante e linda da vida de uma pessoa, é indiferente pra mim. Além de que já tem gente demais no mundo e muita criança sozinha.
Algo te faria mudar de ideia (realização profissional, riqueza e etc)? Acho que os hormônios talvez haha
Você acha que existe um certo preconceito com as pessoas que são Childfree? Por que? Mais ou menos, isso poderia existir há alguns anos atrás pra tem tanta gente no mundo que as pessoas não se incomodam que seus conhecidos não tenham filhos. Eu acho.

Entrevista com a Childfree Flavia:
Qual o seu nome e a sua idade?  Flavia, 29 anos.
Por que optou por não ter filhos? 
Nunca tive vontade de ser mãe, nem vocação pra isso. Não gosto, e não tenho um pingo de paciência com crianças. Não consigo achar fofinho nem bonitinho, essas coisas que a mulherada normal baba quando vê um bebê. Sem falar que prezo muito pela minha liberdade, e ter um filho me faria viver por outro ser, e não por mim mesma. Enfim, eu sei que sou egoísta.
Como as pessoas ao seu redor reagem com a sua decisão?
É difícil alguém que entenda meus motivos, ou que simplesmente respeite. As pessoas mais velhas são as que mais entendem/ apóiam minha decisão, e algumas até falam que eu faço o certo, que se elas pudessem voltar atrás também não teriam filhos. Mas vejo que os mais novos tem dificuldade de aceitar isso. 
Seu companheiro apoia a sua decisão? 
Sim, somos casados há 7 anos... e desde sempre compartilhamos desse mesmo pensamento.
A vontade de ser mãe já apareceu em algum momento ou a opção Childfree sempre foi constante?
Não, e quanto mais velha fico, mais eu vejo que isso é o certo pra mim.
Por que você acha que na sua vida não há espaço pra um filho?
Porque filho é muita responsabilidade, muita doação, muito dinheiro. Como falei antes, minha liberdade é tudo. E falta o sentimento, a vontade.... 
Childfree apenas pelo lado biológico ou se estende pra adoção também?Filhos de maneira alguma.
O que você acha sobre as pessoas em que sonham ser pais?
Acho que filho não é brincadeira. Maioria das pessoas sonha em ter um bebê em casa, mas esquecem que o bebê é um ser humano, que vai crescer e se tornar um adulto assim como os pais. Eu queria que todos que sonham em ser pais, que tenham pelo menos as condições mínimas pra criar bem uma criança.
Qual a ideia principal que te levou a tomar a decisão de não ter filhos?Não teve uma idéia principal. Acho que carrego isso comigo desde criança, é uma coisa que eu fui percebendo com o tempo.
Algo te faria mudar de ideia (realização profissional, riqueza e etc)?
Não.
Você acha que existe um certo preconceito com as pessoas que são Childfree? Por que?Sim, existe muito preconceito. Pq, não sei... mas as pessoas tem mania de criticar o que é diferente, o que é mau visto pela sociedade. Os gays, lésbicas, gordos, negros, sofrem preconceito tb, por causa da ignorância das pessoas, da dificuldade de aceitar o diferente. Mas isso está mudando... uns anos atrás, nós éramos tratados como aliens nazistas pela sociedade. Hoje em dia já tem mais aceitação.

Muito obrigada as entrevistadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário